Feeds:
Posts
Comentários

Archive for janeiro \28\UTC 2011

A Guerra dos Tronos!

Pessoal, ontem eu finalmente terminei de ler o primeiro livro da série A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones) e quando terminei, fiquei pensando sobre o livro e sobre todos os sentimentos que vieram depois de terminar a leitura. Conclusão: Melhor livro que eu já li depois de Senhor dos Anéis!

Bom, na verdade esse comentário sobre Senhor dos Anéis foi meio infeliz, tem muita gente que fica comparando um ao outro e é bobagem, são livros completamente diferentes! Mas eu não estou aqui para falar das diferenças de um para o outro, vou focar no título.

O livro na versão brasileira está com a tradução portuguesa da terrinha, isso deixou muitas pessoas chateadas, bravas, e muito se falou sobre isso e o que eu achei? Bom, só percebi que era a tradução da pátria mãe quando estava no meio do livro e li e um outro blog uma mina revoltada com a questão. Foi daí que eu percebi o português rebuscado. Claro, se tivessem gajos, raios, bichas, etc. eu teria percebido antes, mas o enredo estava tão bom que nem notei nada, só a formalidade dos diálogos, e só fica meio claro isso nos que talvez não deveriam ser tão floreados! Mas pra quem já leu Machado de Assis, Basílio da Gama, Érico Veríssimo, José de Alencar, Euclides da Cunha e outros que nos obrigaram a ler durante o ginásio, vai achar esse livro fácil e com um português claro como cristal!

A Capa do livro é maravilhosa, muito bonita e reflete bem a ambientação do Norte de Westeros e a ameaça de que o inverno está chegando!

Westeros é o local que o autor criou para colocar os sete reinos com suas peculiaridades e intrigas, em Westeros os verões duram décadas e os invernos vidas! É estranho isso mas não existe uma rotina do tempo, o povo só sabe que um dia o inverno vem, e quando vier, salvem-se quem puder ou melhor salvem-se quem estiver no trono ou for amigo/aliado do rei!

No livro existe a famosa fantasia medieval, com honra, magia, dragões, cavaleiros e princesas, e existem também intrigas, traições, guerras, justas, entre outras coisas que só livros de fantasia medieval tem, mas com o próprio nome da série diz, o foco é na guerra pelo poder! Na cronologia atual do livro os 7 reinos estão unidos a um só, mas nem sempre foi assim e existe a possibilidade de cada reino se rebelar e voltar a ser um reino a parte ou sair para a guerra e se declarar o reino governante! Esses reinos são controlados por famílias, e o interessante é que essas famílias tem traços semelhantes e pelas características físicas dos membros, você consegue distinguir de que família as personagens descendem.

Falando um pouco da série, hoje ela é composta por 7 livros dentre os quais 4 já foram escritos, mas o plano original era pra ser 6 livros, só que o autor abriu tantos arcos que precisou de mais 1 livro para fechar tudo e decidiu dividir o volume 5 em 2. Fazem 6 anos que o autor está escrevendo o livro 5 (parte 1) e os fãns estão doidos com isso, se entrarmos no site do George R. R. Martin, vocês vão ver que a ultima atualização que ele posta sobre o livro é de 2008, e dá pra perceber pela forma como ele escreve o update que ele não aguenta mais cobrança! A verdade é, o cara se enrolou, fez as amarrações tão amarradas que agora precisa arrumar uma forma inteligente para sair e tá com problemas com isso!

A forma como ele escreve é bem diferente do que eu já tinha visto, ele basicamente dedica um capítulo por personagem, contando a estória sob visões diferentes! Isso e mais a quantidade de eventos simultâneos fazem do cara um gênio! Para escrever a “hitory line”  sendo contada cada capítulo por um novo ângulo e manter a coerência dos fatos é coisa de doido! Palmas para o malucão!

Outro fato interessante é que o George R. R. Martin está velho e demora cada vez mais tempo para entregar o próximo volume, o medo geral da galera é que ele morra antes de concluir a obra!

Gente, paro por aqui, estou com o dedo coçando para escrever Spoilers, mas não seria justo, leiam e tirem suas conclusões, 3 em 3 amigos que leram concordam comigo, melhor série de livros dos últimos tempos!

Em tempo, recomendo um outro livro, para vocês racharem o bico quando estiverem em alguma fila ou esperando avião/busão! Meu pai fala cada m*rda!

Falow´s

L. Sardim

Read Full Post »

A juventude!

Fala pessoal, resolvi voltar a escrever no meu Blog! Nesse tempo que estive fora, posso dizer que estive muito ocupado (e feliz) cuidando do meu filho junto com a Cá, mas não foi pra falar isso que eu resolvi voltar a postar!

Do ultimo Post pra cá, muita coisa aconteceu, Felipe Neto, Fiuk, Restart, Santos Campeão da Copa do Brasil, etc… e perdi o timming de todos esses assuntos, mas o que mais anda me incomodando é essa nova geração. Eu não estou chateado por eles serem dessa forma, ou com inveja, ou outras coisas, eu na verdade estou preocupado com meu filho! Imagino que se a coisa continuar dessa forma, 90% dos colegas de classe dele vão ter tido pelo menos uma experiência homossexual, vão ser vidrados em pseudo-artistas, não vão ter opinião própria e não vão ser capazes de fazer nada sozinhos a não ser colocar nos iPods/tocadores de MP3 as músicas ruins que acumularam durante a vida!

Um exemplo disso é esse vídeo, olha que absurdo, dá um ligo:

Esse é o retrato que vejo praticamente todas as semanas esperando minha prima no Shopping Morumbi! Não é um adolescente ou outro que são assim, praticamente TODOS são assim!

Tá, você pode dizer que eu sou chato, já fui rebelde, já fiz minhas merdas na vida! Sim, fui rebelde, fiz minhas merdas mas nunca fiz nenhuma “retardadisse” dessa! Incrível que eu vivi minha adolescência nos anos 90 (nasci em 80) e tudo quanto era coisa ruim dessa época eu deixei quieto, tinha opção de não seguir a “modinha”, na verdade a “modinha” praticamente não existia, ou melhor tinha, mas era pra um grupo pequeno e específico de gente! A grande maioria das pessoas (que eu convivia) tinha seus gostos próprios, apesar de seguir tendências dos artistas favoritos, mas não era retardado desse jeito!

Eu me lembro que usar calça xadrez era modinha por causa das bandas Grunge (Pearl Jam, Soundgarden, Stone Temple Pilots, etc…)  mas era caro e normalmente a gente não tinha grana pra andar com essas coisas, nossos pais não deixavam, havia senso de ridículo naquela época e ninguém chorava porque não tinha uma calça grunge!

Hoje a “modinha” não é usar uma calça xadrez com metade da cueca aparecendo, a modinha é ser homossexual! É gostar de pessoas do mesmo sexo (não tenho nada contra as pessoas que gostam, mas não concordo com elas e tenho direito de não concordar, mas não de discriminar). Bandas como Restart pregam esse tipo de coisa, fazem com que dezenas de milhares adolescentes achem normal usar roupas coloridas, achem normal amar uma pessoa em um dia e não amar mais no outro dia, achem normal viver em um mundo de faz de conta com sentimentos falsos!

Vou colocar aqui a definição de amor que peguei na Wikipedia:

A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeiçãocompaixãomisericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.

Vou me focar na ultima frase, onde se fala do vínculo emocional com alguém ou com algum objeto!

Agora pensa comigo, você acha que alguém da banda Nx0, Restart, Fiuk, e outras coisas lixo dessa época, amam mesmo seus fãs? Você acha mesmo que amor se restringe a um S2, S2 (Esse Dois, Esse Dois)?

Eu discordo de todo e qualquer tipo de agressão física e verbal/emocional, mas esse tipo de atitude (garota falando que nem criança retardada) gera raiva nas pessoas! Pessoas que lutam todo o dia no trabalho, no trânsito, na escola/faculdade ou até em casa, que tem que lidar com situações sérias, doenças, problemas de família, precisam mesmo aturar isso? Eu mesmo penso que dá vontade de dar uns bofetes pra ver se acorda e volta pro mundo real, mas imagina, eu um cara equilibrado (hahahahaha) só penso isso, mas tem gente também retardada que não só pensa, como faz, ou melhor, não pensa, só faz.

Tá, cada um tem direito de ser como quiser, e fazer da sua vida o que quiser, mas não to questionando as pessoas, eu estou questionando os empresários que estão destruindo uma geração a troco de grana! Estão acabando com o que pode ser o futuro do mundo pra poder viver o agora! Caramba, lança uma banda adolescente que gosta de comer legumes, mas não lança uma banda adolescente que tira o senso de realidade dos fãs!

Adolescente é bobo, eu já fui um, qualquer coisa que fale que é Teen eles tão aderindo, não importa o que seja, então faz logo uma coisa Teen que gosta de se alimentar direito, que gosta de estudar e se divertir na boa com os amigos, sem essa de ficar um sentando no colo do outro e falando que ama a catota que sai do nariz do outro!

Bom, resumindo… To com medo do que vou enfrentar em 2025 (qdo o Lucca tiver 15 anos), hoje em dia as meninas são fúteis e fáceis, os meninos são tão femininos (com todas as características) quanto as meninas e não sei como isso pode piorar, uma coisa é certa, vai piorar!

É isso gente, vou parar por aqui, to ficando revoltado de novo! Semana que vem se tudo der certo (inspiração vier) eu volto a escrever!

L. Sardim

Read Full Post »